Novo Índice de Complexidade Econômica


Juntamente com as projeções de crescimento, o CID lançou novos rankings de países no Índice de Complexidade Econômica de 2014 (ECI - Economic Complexity Index). O ECI classifica os países com base na complexidade de sua cesta de exportação, que foi atualizado para incluir os dados desde 2014, incorporando também revisões aos anos anteriores que remontam a 1962. O ECI é uma medida exclusiva do CID, pioneiro pelos pesquisadores Sebastian Bustos e Muhammed Yildirim com Ricardo Hausmann, que juntos atualizaram os dados recentes. No topo do ranking continuam a encontrar o JapãoAlemanha e Suíça com maior complexidade econômica, enquanto a Grã-Bretanha (10ª), os Estados Unidos (13ª) e a França (16ª) caíram. Os países que mais rapidamente se deslocaram no ranking, com a pior complexidade, estão concentrados nas economias petrolíferas, principalmente na Venezuela e no Azerbaijão. Os maiores ganhadores concentram-se no Sudeste Asiático e na África Subsaariana. Notavelmente, muitos dos países que melhoraram sua complexidade alcançaram o crescimento mais rápido da renda per capita na última década, incluindo a China e a Coréia do Sul.

Os pesquisadores do CID observaram numerosos casos onde iterações anteriores das previsões tendem a jogar com a realidade. A Grécia, conforme comentado anteriormente, tem sido considerada como outlier por ter um nível de renda mais alto do que o esperado para o seu nível de complexidade, prevendo um mergulho no crescimento. Mas, mesmo depois de uma década, mantém uma média de crescimento negativo. Mas, novas projeções mostram uma continuidade das perspectivas de baixo crescimento para a Grécia.

Sobre o CID - Centro de Desenvolvimento Internacional (Center for International Development)

Centro para o Desenvolvimento Internacional na Universidade de Harvard é um centro universitário que trabalha para avançar na compreensão dos desafios do desenvolvimento e oferecer soluções viáveis para os problemas da pobreza global. O CID é o principal centro de pesquisa da Harvard, focado em resolver os dilemas das políticas públicas associadas à geração de prosperidade estável, compartilhada e sustentável nos países em desenvolvimento. Sente como sua missão contínua, aplicar o conhecimento e revolucionar o mundo na prática do desenvolvimento.



#Dataviz #Economic #Top10 #CID #EconomiaMundial #2024 #País #CrescimentoEconômico #ComplexidadeEconômica #PolíticadeEducação #Educação #PolíticadeImigração #Imigração #SebastianBustos #MuhammedYildirim #RicardoHausmann



Fonte: The Atlas of Economic Growth via @howmuch_net




Deixe seus comentários, compartilhe este artigo!

⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛
• FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM  • TUMBLR   GOOGLE+   LINKEDIN   PINTEREST

⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛
• SFE®  • SFE Tech®  • SFE Terms®  • SFE Books®  • SFE Biography® 

⬛◼◾▪ CONTATO ▪

Vitrine

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...