TOP 10 - Marcas Mundiais Mais Valiosas em 2017 - Por País


Brand Finance colocou as maiores Marcas do mundo em teste, avaliando as mais poderosas e valiosas. Nas primeiras 10 posições, com excepção do Walmart, o 8º lugar mais estável, está o ICBC, o banco chinês que entra pela 1ª vez no Top 10, todos os outros são Marcas de empresas de tecnologia como o Facebook que saltou do 17º lugar em 2016 para o 9º lugar. Muitas dessas Marcas têm mais dinheiro e poder do que muitos países. infográfico acima mostra as Marcas de maiores valores em cada nação.

A Apple vinha, nos últimos cinco anos, dominado como a Marca mais valiosa do mundo.


Sim, a Apple foi modelo de excelência de Marca. Com uma identidade visual meticulosamente construída, elegante e inovadora que funciona de forma consistente através de todos os seus produtos, serviços e sites de varejo. Sua estrutura monobrand criou eficiência de marketing e ajudou a cimentar seu logotipo como um ícone do século XXI.


Confiabilidade, interfaces de fácil utilização, equipe experiente e o mais importante, sua tecnologia transformadora, significou que a marca cumpria suas promessas.


A lealdade e defesa de sua Marca pelos compradores e admiradores atingiu proporções de culto por parte dos fãs que esperavam dias fora das lojas da Apple para obterem as últimas versões de seus produtos.


No entanto, os evangelistas da Apple estão arrefecendo e começando a perder a fé. As filas serpenteantes dos early

adopters encolheram quase ao ponto da invisibilidade.

A Apple não mais consegue manter sua vantagem tecnológica, que repetidamente desilude seus defensores com ajustes, quando mudanças materiais eram esperadas. Simplificando, a Apple não tem conseguido gerar receitas significativas com seus produtos mais recentes, como o Apple Watch e não pode demonstrar que tecnologias genuinamente inovadoras e desejadas pelos consumidores estão em preparação.


Sua Marca perdeu o brilho e agora deve competir em um campo cada vez mais nivelado, não apenas com a rival tradicional Samsung, mas uma série de marcas chinesas, como Huawei e OnePlus no mercado de smartphones, a principal fonte de rentabilidade da Apple.


Analistas permanecem otimistas sobre o potencial da Apple recuperar seu ímpeto perdido, mas a podridão já se estabeleceu, com o valor da Marca caindo 27% desde o início de 2016 para US$ 107 bilhões, o que a deixa perder o valioso status de Marca Global 500.




A perda da Apple foi o ganho da Google. Seis anos depois, a Google é agora a marca mais valiosa do mundo, com um valor de US$ 109 bilhões. Talvez seja apropriado que a Marca que permite que as maiores Marcas do mundo atinjam seus clientes e construam sua própria Marca (por meio da busca e da publicidade, respectivamente) torne-se a mais valiosa do mundo.

A Google permanece em grande parte incontestada em seu principal negócio de busca, que é o pilar de sua receita de publicidade. As receitas de publicidade aumentaram 20% em 2016, apesar da queda do custo por clique, já que os orçamentos de anúncios estão cada vez mais direcionados on-line.


A publicidade no ambiente de trabalho continua a ser muito mais lucrativa do que a de telefonia celular, apesar do declínio prematuro. Embora a publicidade móvel tenha se provado um desafio à monetização eficazmente, a Google é perseverante. Por exemplo, em 2016, foram introduzidos anúncios gráficos de curta duração, de 6 segundos, mais adequados aos clipes curtos que formam uma parte crescente do consumo de mídia nos sites da Google, como o Youtube.

O aumento das receitas não são a única explicação para o sucesso da Google. Sua pontuação de força de Marca é de dois pontos indicando a melhoria da Marca de equidade subjacente. Alguns estão acostumados a questionar o significado da Marca de equidade para as empresas de tecnologia, convencidos de que as propriedades funcionais de um determinado serviço são a única preocupação relevante. No entanto, uma Marca pode ter um poderoso impacto, tanto na fase de crescimento e na sustentação de sucesso a longo prazo como para as Marcas de tecnologia. Como mostram os exemplos da Apple e do Yahoo, o patrimônio acumulado da Marca pode permitir que um negócio de tecnologia retenha clientes ou até mesmo comande preço que seus produtos e serviços não possam.




:: The World´s Most Valuable Brands 2017 by Country


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