Views

Receba ESTE conteúdo por e-mail sempre que publicarmos:

Receba ESTE conteúdo por e-mail sempre que publicarmos:

Email

Uber dos Médicos - App Doctoralia



Em 2007 os fundadores da Doctoralia, dois deles médicos e um tecnólogo, viram que milhões de pacientes estavam usando a rede para resolver necessidades relacionadas com sua saúde, e que os profissionais não contavam com as ferramentas para chegar até eles. Alguns anos depois os resultados falam por si mesmos e hoje continuamos trabalhando para oferecer mais e melhores soluções para ligar pacientes e profissionais.

O Doctoralia, um aplicativo de busca por médicos no Brasil, que permite aos usuários encontrarem especialistas fora do país, facilitando o atendimento durante viagens. Há suporte para mais de 20 destinos diferentes, com endereço, telefone e localização de profissionais, além de avaliação de outros usuários sobre ele. O app está em português e disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.


É possível fazer buscas pelo nome do especialista, digitar uma palavra-chave ou recorrer à lista de mais de 3,5 milhões de profissionais cadastrados no serviço.

O diferencial da ferramenta é que o usuário encontra opiniões de pacientes que já foram consultados por um médico e, portanto, pode decidir se quer ir ao consultório com base na experiência de outra pessoa antes de marcar a própria consulta.

Recentemente, o app recebeu uma atualização que deixa o usuário se consultar com profissionais tanto na região onde mora quanto em outros destinos, durante uma viagem por exemplo.

O suporte a localizações inclui consultórios em toda a América (englobando países como Estados Unidos, Canadá, Argentina e países vizinhos ao Brasil), além da Europa inteira e alguns países da Ásia.

Para usar o serviço, basta fazer uma pesquisa por especialista (nome ou palavra-chave) ou pela localização atual. O Doctoralia exibe a lista de Médicos disponíveis, com horários livres para consulta e uma página de perfil do profissional, com o nome, localização do consultório, número de telefone, foto (se possível) e opiniões de usuários sobre o Médico. Também há o sistema de avaliação de reputação, apresentado em forma de estrelinhas. Ao todo são cinco. E quando todas elas estão amarelas é porque o médico foi bem avaliado.

O app segue o modelo do site do serviço. Tem ótimo funcionamento, filtros por localização, busca por especialidade, por palavra-chave e suporte de mapa, que exibe o endereço do consultório na tela.

Outro recurso que chama atenção, além da busca por especialistas fora do Brasil, é a possibilidade de interação com um Médico, fazendo perguntas e tirando dúvidas pelo celular ou tablet. Também é possível reservar uma consulta pelo próprio app, o que economiza tempo do usuário.

A ferramenta é ótima, útil e muito fácil de usar.

Consultas


No geral, o valor da consulta varia entre R$ 250,00 a R$ 500,00, dependendo da especialidade Médica e a região em que será realizado o atendimento. O pagamento é realizado apenas através de cartão de crédito que o Cliente cadastra no aplicativo.


Do valor pago ao Médico pela consulta, os aplicativos retêm cerca de 15%. Já as operadoras do cartão ficam com 4%, correspondente à taxa de uso.


Tanto para 
Médico quanto para Paciente aderirem aos aplicativos, ambos podem realizar o download e criar uma conta gratuitamente. Assim que cadastram as informações básicas, o Cliente deverá inserir qual especialidade precisa, seus sintomas, escolher o Médico que o atenderá e salvar as informações do cartão para pagamento.

Quanto ao 
Médico, após inserir os dados básicos, ele precisará digitalizar cópia dos diplomas e especializações, que serão analisados, validados e certificados.


Praticidade

Em relação ao diferencial desses aplicativos, a praticidade é o principal atrativo para os Clientes.

Cada vez mais apps estão caindo no gosto do público porque as emergências e os hospitais estão sobrecarregados, seja no setor público ou no privado, e esses apps oferecem a solução para o problema, com atendimento rápido, sem perder eficácia.


Concorrência

Este tipo de atendimento veio somar. Não causando conflitos com os planos de saúde. Os aplicativos atendem doenças de baixa e média complexidade. Se há a necessidade de um acompanhamento mais específico, o Médico encaminha o Paciente para o hospital.


Regra de acesso aos prontuários dos pacientes

Para que tais apps fossem regularizados, o 
CFM - Conselho Federal de Medicina - impôs algumas condições fundamentais.

A primeira delas é a de que o Médico seja registrado no CRM - Conselho Regional de Medicina - do estado onde vai atuar. Também é necessário que o profissional tenha registro da sua especialidade.

O órgão ainda exige que o 
Médico elabore um prontuário (relatório) de cada consulta, que ficará armazenado pelo aplicativo para futuras consultas. Nesse caso, é importante frisar que apenas os Médicos responsáveis pelo atendimento anterior e os que vão realizar a consulta têm acesso aos documentos do paciente.

Por fim, o CFM proíbe que o profissional se autopromova no aplicativo, expondo o preço das consultas, avaliações de outros clientes ou use algum outro artifício que caracterize o que órgão chama de concorrência desleal com os demais profissionais.


Temor

Entre as determinações apresentadas pelo CFM para regularizar o uso dos aplicativos, uma em especial vem gerando desconfiança entre os especialistas: O armazenamento dos prontuários não ficou clara. 
Não sabemos o nível de segurança desses aplicativos para administrar os prontuários. Esses aplicativos também não pedem autorização do paciente para reter o prontuário na base de dados aplicativo, o que deveria ser feito.


Vantagens

O atendimento domiciliar torna a medicina muito mais humanizada, minimizando o impacto da chamada mercantilização da medicina, que a tem tornado um comércio sem fronteiras onde clínicas populares disponibilizam consultas com preços abusivos e um número de atendimentos muito alto em um curto espaço de tempo, limitando a relação médica com o Paciente.


Endereço:
Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda
Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 10º andar - Batel
80420-210 Curitiba (Paraná)
+info: https://www.doctoralia.com.br/quem-somos-contato

Deixe seus comentários, compartilhe este artigo!

⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛
• FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM  • TUMBLR   GOOGLE+   LINKEDIN   PINTEREST

⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛
• SFE®  • SFE Tech®  • SFE Terms®  • SFE Books®  • SFE Biography® 
⬛◼◾▪ CONTATO ▪

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...