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Uber dos Médicos - App ZocDoc

Faltam informação e segurança nos aplicativos de consulta médica?

Ciro Massoumi, fundador e CEO da empresa, rompeu um tímpano e precisou esperar quatro dias para conseguir um Médico. Depois dessa experiência decepcionante em busca de um especialista, ele criou o serviço, que hoje conta com Jeff Bezos, fundador da Amazon, como investidor. Segundo Allison Braley, diretora de relações públicas do ZocDoc, a empresa pretende levar para outras regiões a experiência americana: “Acreditamos que a mercado brasileiro está pronto para esse tipo de serviço. Esperamos levar o que aprendemos nos EUA nos últimos cinco anos para o Brasil muito em breve.”

Nos Estados Unidos, o valor da mensalidade é de 250 dólares. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, o número de usuários por mês do serviço é de, aproximadamente, 1,2 milhão. A solução proposta pelo site, aliada à adesão do público, fez com que a companhia levantasse mais de 95 milhões de dólares em investimentos. Através da plataforma é possível buscar Médicos e Dentistas em 16 cidades americanas.

Para a maioria das pessoas, chegar a um Médico é uma dor. Demora em média mais de três semanas para marcar uma consulta. Mas Oliver Kharraz está mudando isso. Há dez anos, ele fundou o Zocdoc, um serviço on-line que permite que as pessoas procurem um médico e marquem uma consulta já em 24 horas.

A empresa está sediada em Nova York e faz para consultas médicas o que o Expedia (EXPE, -0.29%) e o Hotels.com fazem para reservas de viagens e hotéis. “O pensamento é que, a longo prazo, a assistência médica precisa ser tão conveniente quanto chamar um carro ou pedir algo on-line”, diz Kharraz, que por anos foi Médico antes de tornar-se empresário. "É preciso haver uma experiência completamente perfeita para que possa concentrar toda a sua energia em melhorias, ao invés de como realmente chegar na frente de um médico."

Os serviços do Zocdoc estão disponíveis em todos os Estados Unidos. Mais de seis milhões de pacientes usam o Zocdoc todos os meses e podem reservar mais de 1.800 tipos diferentes de procedimentos médicos em 50 especialidades. Um usuário do Zocdoc geralmente consegue consultar um médico em 24 horas. Kharraz diz que é uma vitória para os Médicos e Pacientes. Ele diz que uma vez que os pacientes usam o Zocdoc, são “clientes repetidos”. Os Médicos pagam uma taxa anual fixa de US$ 3.000 e “adoram o serviço”, segundo Kharraz porque “melhora a maneira como o negócio funciona, certificando que haverá pacientes a cada hora do dia” no qual estiverem disponíveis.


Praticidade

Em relação ao diferencial desses aplicativos, a praticidade é o principal atrativo para os Clientes.

Cada vez mais apps estão caindo no gosto do público porque as emergências e os hospitais estão sobrecarregados, seja no setor público ou no privado, e esses apps oferecem a solução para o problema, com atendimento rápido, sem perder eficácia.


Concorrência

Este tipo de atendimento veio somar. Não causando conflitos com os planos de saúde. Os aplicativos atendem doenças de baixa e média complexidade. Se há a necessidade de um acompanhamento mais específico, o Médico encaminha o Paciente para o hospital.


Regra de acesso aos prontuários dos pacientes

Para que tais apps fossem regularizados, o 
CFM - Conselho Federal de Medicina - impôs algumas condições fundamentais.

A primeira delas é a de que o Médico seja registrado no CRM - Conselho Regional de Medicina - do estado onde vai atuar. Também é necessário que o profissional tenha registro da sua especialidade.

O órgão ainda exige que o 
Médico elabore um prontuário (relatório) de cada consulta, que ficará armazenado pelo aplicativo para futuras consultas. Nesse caso, é importante frisar que apenas os Médicos responsáveis pelo atendimento anterior e os que vão realizar a consulta têm acesso aos documentos do paciente.

Por fim, o CFM proíbe que o profissional se autopromova no aplicativo, expondo o preço das consultas, avaliações de outros clientes ou use algum outro artifício que caracterize o que órgão chama de concorrência desleal com os demais profissionais.


Temor

Entre as determinações apresentadas pelo CFM para regularizar o uso dos aplicativos, uma em especial vem gerando desconfiança entre os especialistas: O armazenamento dos prontuários não ficou clara. 
Não sabemos o nível de segurança desses aplicativos para administrar os prontuários. Esses aplicativos também não pedem autorização do paciente para reter o prontuário na base de dados aplicativo, o que deveria ser feito.


Vantagens

O atendimento domiciliar torna a medicina muito mais humanizada, minimizando o impacto da chamada mercantilização da medicina, que a tem tornado um comércio sem fronteiras onde clínicas populares disponibilizam consultas com preços abusivos e um número de atendimentos muito alto em um curto espaço de tempo, limitando a relação médica com o Paciente.


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